Você já parou pra pensar no quanto essas áreas têm em comum e podem agregar nos seus resultados de negócio? Não?! Se, na sua concepção, o Marketing traz faturamento e o RH traz custos, prepare-se para uma nova perspectiva!
Não sei se a estrutura organizacional é uma preocupação na sua empresa, mas se não é, deve passar a ser o quanto antes.
Definir papéis claros para cada área do seu negócio é fundamental para facilitar não apenas o crescimento da organização como um todo, mas também a colaboração e o trabalho entre as equipes.
Assim como um organismo vivo, uma empresa é composta de vários setores que contribuem para um objetivo em comum de uma forma específica.
De formas absolutamente distintas, especialmente quando pensamos em processos e rotinas do dia-a-dia, tanto a área de RH quanto a de Marketing buscam engajar pessoas como objetivo principal.
No caso do RH, a ideia é engajar o público interno, com foco em melhorar a motivação, produtividade, qualidade de vida e outros, de maneira que os colaboradores reconheçam a importância da organização e desejem buscar os resultados esperados.
Já no caso do Marketing, a ideia é engajar o público externo, com foco na construção de uma reputação junto a parceiros e clientes, de modo que a organização se torne referência no mercado e, consequentemente, abrir caminhos para mais resultados de negócio.
Todo mundo sabe que o resultado de uma empresa é totalmente definido pelas pessoas que a compõem.
Portanto, pense em uma situação em que a campanha feita pelo Marketing traz um boom de oportunidades de negócio. Ótima notícia, né?
Porém, se o clima e a estrutura organizacional nunca foram prioridades e os vendedores estão insatisfeitos e desmotivados, isso não irá apenas jogar por água abaixo o trabalho do Marketing, mas afetará toda a organização.
Assim como uma boa experiência de compra — quando os vendedores de uma loja são solícitos, educados, te dão espaço para tomar a decisão e você sai de lá satisfeito com o produto adquirido fazendo uma recomendação da loja para seus parentes e conhecidos — uma boa experiência com o trabalho traz impactos positivos no engajamento dos seus colaboradores e evita problemas parecidos com os que imaginamos anteriormente.
Em suas atuações, tanto o Marketing quanto o RH segmentam seus públicos de maneiras distintas, mas com o mesmo foco em melhoria de resultados.
Lidamos o tempo inteiro com diferentes perfis. No Marketing lidamos com perfis distintos de negócios, clientes e parceiros e no RH lidamos com perfis diferentes de lideranças, colaboradores, fornecedores.
No entanto, para conseguir realizar essa segmentação de forma eficiente cada área utiliza os dados e competências que têm, embasando as ações e potencializando os resultados que deseja alcançar.
Já vimos como as atividades dessas duas áreas são complementares e buscam o objetivo comum de engajar pessoas para resultados.
Porém, há especificidades do Marketing que são úteis para o RH e vice-versa.
Pensando na relação entre o colaborador e empresa, o RH investe seus esforços em entender quem são as pessoas da sua organização, o que desejam e como se comunicar com elas.
Um bom departamento de RH deve atuar com a vertente da valorização, desenvolvimento e reconhecimento dos colaboradores da empresa, proporcionando-lhes um ambiente propício para que eles possam crescer profissionalmente.
O Marketing, então, pode se apropriar dessa perspectiva quando for elaborar suas ações. Se o foco dele são as pessoas, a maneira como é preciso relacionar-se com elas pode ser bastante parecida com as ações trabalhadas no setor de RH.
Somos seres sociais, então o foco no relacionamento é totalmente natural.
O Marketing que sabe trabalhar sua base, seus parceiros, seus clientes e potenciais clientes com o objetivo de gerar empatia e sentimento de pertencimento, provavelmente estará anos-luz à frente do Marketing que não faz isso.
Lembre-se: atrair e reter clientes exige abertura e transparência na comunicação! Assim como atrair e reter os talentos da sua empresa.
Especialmente nos dias de hoje, com o advento do Marketing Digital, fica cada vez mais fácil e certeiro tomar decisões a partir da análise de dados.
Diversas ferramentas nos permitem acompanhar as métricas de Marketing em tempo real.
É muito simples verificar centenas de dados de uma só vez, mas o que diferencia uma boa equipe de Marketing é saber exatamente quais são os indicadores chave (os famosos KPIs) para as suas estratégias.
O RH pode adotar práticas bastante parecidas. Assim como no Marketing, está cada dia mais simples coletar e manipular os dados a respeito do comportamento e opiniões das pessoas.
A partir da análise de dados de diversas fontes, podemos estabelecer correlações e tomar decisões mais estratégicas para o negócio. Por exemplo, será que uma ação X do RH, que a princípio tinha o objetivo de gerar valor para os colaboradores que têm melhor performance, realmente os afeta da maneira planejada?
A partir do levantamento e análise de dados conseguimos:
Não é novidade que a Ciência de Dados está revolucionando a forma como lidamos com tudo ao nosso redor — não faz sentido ignorarmos isso nas empresas.
Já entendemos as diversas interfaces existentes nos trabalhos do Marketing e do RH.
Agora é a hora de pensar como podemos unir as forças.
O primeiro passo para qualquer organização se sair bem na difícil tarefa de integrar seus setores é elaborar um planejamento estratégico que faça sentido e traga uma noção clara de objetivos comuns para todas as suas áreas internas.
Compartilhar um propósito organizacional facilita não apenas o trabalho do RH, mas também o do Marketing.
Dessa forma, toda a comunicação fica coerente e a imagem a ser construída torna-se uma só, tanto para o público externo quanto para o interno.
Lembra do objetivo de engajar pessoas para resultados que falamos anteriormente?
A construção e manutenção da identidade de uma marca — o famoso branding — passa principalmente pela forma de comunicar ideias e objetivos de uma empresa.
O RH e o Marketing podem trabalhar juntos, especialmente, no que se diz respeito ao branding e ao employer branding de uma organização.
O RH pode trazer informações relevantes provenientes do diálogo estabelecido com os colaboradores, enquanto o Marketing traz as informações vindas do público externo.
Juntos é possível fazer com que as estratégias de comunicação adotadas sejam cada vez mais eficientes no branding das empresas.
Para finalizarmos, eu não poderia deixar de trazer essa reflexão. Será que na sua empresa o RH e o Marketing ainda não trabalham juntos por uma hierarquia interna?
Será que Marketing e Vendas também não trabalham juntos por causa dessa hierarquia?
São diversas as possibilidades de trabalho colaborativo dentro de uma organização.
Hoje, destacamos a interface entre Marketing e RH, mas já sabemos que o poder transformador da colaboração nas empresas pode gerar impactos positivos em todos os setores.
No entanto, para que essa colaboração seja possível, dê autonomia para seus líderes e colaboradores trazerem novas ideias e quebre barreiras burocráticas ao máximo que conseguir.
Gerir toda uma empresa, negócios e pessoas está absolutamente longe de ser uma tarefa fácil — e, acredite em mim — , só ficará mais simples quando os gestores compreenderem que é preciso dar voz às pessoas.
Fonte: https://inteligencia.rockcontent.com/rh-e-o-marketing/