Dicas para conversão e engajamento no Marketing Digital

marketing digital transformou por completo a relação entre cliente e consumidor. Antigamente, o consumidor era “refém” dos anunciantes. Havia a divulgação da marca, mas nada era destinado a educar esse potencial cliente sobre o produto ou serviço ofertado –  as qualidades que o diferenciavam dos concorrentes e que faziam dele a melhor escolha. Ganhava quem fazia a melhor propaganda, não quem oferecia a melhor opção para o consumidor.

As empresas, percebendo a importância de manter um diálogo aberto com os consumidores, estão disponibilizando cada vez mais conteúdo relevante sobre seus produtos e serviços para que os prospects tenham pleno conhecimento sobre aquilo que vão comprar. O tom é muito menos comercial no atual estágio do marketing digital e promove uma relação muito mais próxima e saudável com o consumidor.

Além disso, o R.O.I. (Retorno Sobre Investimento) está sendo cada vez mais cobrado pelos diretores de marketing. O trabalho na websfera permite uma aferição precisa desses números.

marketing digital é a residência oficial de um time de comunicação que pretende criar uma relação de confiança com seus clientes. A oferta de conteúdos relevantes, e não a simples exposição da marca, é uma das maneiras mais eficazes de atingir esse objetivo.

TRANSFORMAÇÕES DO MARKETING DIGITAL

As estratégias de divulgação dentro do ambiente online eram, há muito pouco tempo, meras adaptações de tudo o que era feito no offline. Em vez da divulgação de uma marca ser feita no intervalo de um programa de televisão, ela era direcionada para os grandes portais da internet. Os famigerados pop-ups talvez tenham sido os formatos mais marcantes dessa época.

Essas abordagens não devem ser descartadas de imediato em uma estratégia de marketing digital, mas estão longe de ocuparem o lugar de destaque que tinham na década de 1990.

O site da sua empresa é o mais capacitado, dentre todos os que estão na internet, para falar com propriedade sobre o seu produto ou serviço.

A UTILIZAÇÃO DE BLOGS PARA O ENGAJAMENTO DA SUA AUDIÊNCIA

Os blogs são personagens importantes para o diálogo do seu negócio junto ao público e também para o bom posicionamento do seu website nos mecanismos de busca – como o Google, por exemplo.

A atualização constante dessa ferramenta funciona tanto para que o seu cliente em potencial não fique carente de um bom conteúdo, como para que os sites de busca identifiquem o seu site como atuante dentro de um determinado nicho de mercado.

Os posts do seu blog serão responsáveis por gerar tráfego qualificado. Aplicando uma boa estratégia de conteúdo conseguimos aumentar consideravelmente a taxa de conversão dos leads.

LANDING PAGES

O primeiro objetivo da sua estratégia de marketing é gerar leads. Isso pode ser conquistado desde que você entregue um conteúdo que tenha valor para o seu prospect. Webinars, eBooks, whitepapers e diversos outros formatos podem – e devem – ser oferecidos gratuitamente. O preço a se pagar para a aquisição desse conteúdo relevante é o preenchimento obrigatório de um formulário que será fundamental para uma boa base de leads segmentada.

Esse formulário estará nas chamadas landing pages. Elas são consideradas o coração do processo de conversão de visitante em lead.

As informações coletadas servirão para que suas equipes de Marketing e Venda possam trabalhar alinhadas e definir juntas o melhor momento de abordar o cliente com a oferta do seu produto ou serviço.

A MODALIDADE QUE VEIO PARA FICAR

A desconstrução total das práticas do marketing tradicional e a melhoria substancial das realizadas pelo primeiro estágio do digital  atende pelo nome de Inbound Marketing. As atividades previstas em sua estrutura permitem que o potencial cliente venha até você, por intermédio de pesquisas em mecanismos de busca, e se mantenha, por conta da qualidade e pertinência do conteúdo que abastece o seu site ou blog, até o momento em que se sinta realmente à vontade para fechar o negócio.

Desde 2006 que o Inbound Marketing vem se mostrando como o método mais eficaz de geração de bons negócios dentro do mercado online. Tudo graças a uma filosofia que tem foco em um diálogo natural, muito distante do discurso puramente comercial empregado antigamente.

EMPATIA: PALAVRA DE ORDEM DO INBOUND

Enquanto o antigo modelo de marketing tinha como objetivo apenas a venda, o Inbound vai muito além. Ele procura nutrir uma relação plena com o cliente. A comunicação se dá de uma tal maneira – sempre seguindo estratégias específicas para cada caso – que a empresa passa a ter não um mero cliente, mas um divulgador da sua marca.

Os números são os únicos fatores realmente determinantes para a tomada de qualquer decisão dentro do processo de Inbound Marketing. Basta pensar que é muito mais barato manter um cliente já conquistado do que atrair um novo para perceber que esse exercício, o de continuar o contato com o cliente, é muito saudável para o seu negócio.

A CRIATIVIDADE A SERVIÇO DOS NÚMEROS

O sucesso de um negócio depende muito da qualidade da sua comunicação. Esta será continuada ou transformada de acordo com a resposta da sua audiência. No Inbound Marketing, tudo é feito com base nos números. Trata-se de um misto de ciência, que nos fornece – via ferramentas confiáveis – a resposta dos clientes frente aos conteúdos oferecidos, e arte, na execução de um trabalho criativo para manter  o nível do que está tendo sucesso, e na criação de alternativas eficientes para substituir o que não funcionou da maneira desejada.

Para que tenhamos acesso a esses números que são valiosos para que a sua estratégia de marketing seja bem-sucedida, é necessário um trabalho constante de mensuração dessas ações praticadas, através de dashboards e acompanhamento de KPIs. Dedicar tempo a esse exercício é tão importante quanto dedicar tempo à elaboração e divulgação do conteúdo.

 

Fonte: http://www.climb.digital/blog/marketing/conversao-e-engajamento-no-marketing-digital/

Deixe um comentário

*