Para quem não conhece o Dropbox é um serviço para armazenamento e partilha de arquivos. É baseado no conceito de “computação em nuvem” (“cloud computing”). Ele permite que você armazene seus arquivos pessoais em um servidor na internet e possibilita que você acesse de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.
Neste artigo vou explicar como corrigir um problema que eu já tive algumas vezes em computador com Windows instalado com a ferramenta Dropbox. O Dropbox utiliza sinalizadores nos ícones do computador para informar alguns status no sincronismo dos arquivos entre seu dispositivo e o servidor na nuvem. O problema é justamente quando os ícones param de sinalizar o status de sincronismo, isso dificulta saber se o Dropbox está totalmente sincronizado, e quais pastas e arquivos ainda estão em atualização, seja fazendo download ou upload destes arquivos.
Na barra de tarefas do Windows podemos ver se o Dropbox está sincronizado ou não:
Neste caso o ícone demonstra que a sincronização está em processamento, porém podemos visualizar nossos arquivos através do explorer (Explorador de Arquivos do Windows) e verificar se determinada pasta ou arquivo está sincronizado conforme imagem do exemplo abaixo:
O problema é que estes ícones algumas vezes pode deixar se ser exibido, o que dificulta esta verificação.
O Windows tem um limite de registros ou programas que podem manipular os ícones em tempo de execução de tarefas no sistema e em alguns casos esta função do Dropbox acaba sendo deixada de lado pelo sistema operacional para dar prioridade para outros programas. Para corrigir isso devemos entrar no regedit do Windows.
Pressione a tecla Windows + R
Será aberto o programa Executar do Windows, digite regedit e aperte ENTER:
Será exibido a árvore de registros do Sistema Operacional, acesse o seguinte caminho:
HKEY_LOCAL_MACHINE >> SOFTWARE >> Microsoft >> Windows >> CurrentVersion >> Explorer >> ShellIconOverlayIdentifiers
Neste local será possível consultar a prioridade dos problemas na atualização dos ícones, observe no exemplo abaixo do meu computador onde o Avast, ExplorerEx, OneDrive e o SkyDrive tem prioridades na frente do Dropbox.
O Windows define quem pode atualizar os ícones do sistema operacional através de prioridades, esta prioridade é definida por ordem alfabética.
Sabendo desta informação iremos renomear estas “pastas” dos registros para ordenar de forma que o Dropbox tenha prioridade. Podemos colocar a letra Z na frente das pastas que não são do Dropbox e colocar um 0 (zero) ou espaço ” ” na frente do nome Dropbox para dar prioridade a ele.
No meu caso, o Windows não deixou renomear a pasta OneDrive, mas as outras eu consegui renomear para ordenar da forma que eu desejava, e ficou assim:
Após esta modificação basta reiniciar o computador que os ícones do Dropbox já voltam a funcionar da forma desejada.
Até a próxima!