Como corrigir falha em ícones de pastas/arquivos do Dropbox no Windows

Para quem não conhece o Dropbox é um serviço para armazenamento e partilha de arquivos. É baseado no conceito de “computação em nuvem” (“cloud computing”). Ele permite que você armazene seus arquivos pessoais em um servidor na internet e possibilita que você acesse de qualquer lugar e a partir de qualquer dispositivo.

Neste artigo vou explicar como corrigir um problema que eu já tive algumas vezes em computador com Windows instalado com a ferramenta Dropbox. O Dropbox utiliza sinalizadores nos ícones do computador para informar alguns status no sincronismo dos arquivos entre seu dispositivo e o servidor na nuvem. O problema é justamente quando os ícones param de sinalizar o status de sincronismo, isso dificulta saber se o Dropbox está totalmente sincronizado, e quais pastas e arquivos ainda estão em atualização, seja fazendo download ou upload destes arquivos.

Na barra de tarefas do Windows podemos ver se o Dropbox está sincronizado ou não:

ScreenShot004

Neste caso o ícone ScreenShot002 demonstra que a sincronização está em processamento, porém podemos visualizar nossos arquivos através do explorer (Explorador de Arquivos do Windows) e verificar se determinada pasta ou arquivo está sincronizado conforme imagem do exemplo abaixo:

ScreenShot003

O problema é que estes ícones algumas vezes pode deixar se ser exibido, o que dificulta esta verificação.

O Windows tem um limite de registros ou programas que podem manipular os ícones em tempo de execução de tarefas no sistema e em alguns casos esta função do Dropbox acaba sendo deixada de lado pelo sistema operacional para dar prioridade para outros programas. Para corrigir isso devemos entrar no regedit do Windows.

Pressione a tecla Windows + R

623px-Clean-the-Windows-Context-Menu-via-Registry-Step-1Bullet1

Será aberto o programa Executar do Windows, digite regedit e aperte ENTER:

ScreenShot005

Será exibido a árvore de registros do Sistema Operacional, acesse o seguinte caminho:

HKEY_LOCAL_MACHINE >> SOFTWARE >> Microsoft >> Windows >> CurrentVersion >> Explorer >> ShellIconOverlayIdentifiers

Neste local será possível consultar a prioridade dos problemas na atualização dos ícones, observe no exemplo abaixo do meu computador onde o Avast, ExplorerEx, OneDrive e o SkyDrive tem prioridades na frente do Dropbox.

ScreenShot006

O Windows define quem pode atualizar os ícones do sistema operacional através de prioridades, esta prioridade é definida por ordem alfabética.

Sabendo desta informação iremos renomear estas “pastas” dos registros para ordenar de forma que o Dropbox tenha prioridade. Podemos colocar a letra Z na frente das pastas que não são do Dropbox e colocar um 0 (zero) ou espaço ” ” na frente do nome Dropbox para dar prioridade a ele.

No meu caso, o Windows não deixou renomear a pasta OneDrive, mas as outras eu consegui renomear para ordenar da forma que eu desejava, e ficou assim:

ScreenShot007

Após esta modificação basta reiniciar o computador que os ícones do Dropbox já voltam a funcionar da forma desejada.

Até a próxima!

 

Deixe um comentário

*