A manutenção preventiva de computadores e sua importância

Muitas empresas só acionam um técnico quando seu computador para de funcionar, sem dúvida esta não é a melhor escolha, pois deveria sempre realizar manutenções preventivas evitando assim problemas e danos maiores ao equipamento.

Já vi muitas vezes computadores que o cooler do processador perde rotação em função da grande quantidade de sujeira, com isso o processador passa a trabalhar com temperatura maior tornando o computador lento, travando e até mesmo reduzindo a vida útil deste processador. Muitos usuários culpam o sistema operacional ou vírus pela lentidão do computador mas o problema muitas vezes pode ser apenas falta de manutenção dos equipamentos e até limpeza dos seus componentes.

Vírus também geram problemas no computador e na rede, muitas vezes o usuário não sabe que o computador possui softwares maliciosos, com isso o computador pode ficar lente, afetar a velocidade da internet ou gerar problemas com segurança aos dados do usuário.

Muitos usuários ou até técnicos mal qualificados resolvem todos os problemas com a formatação do equipamento e cobrar altos preços pelo serviço, essa solução pode funcionar porém é uma solução drástica, é como utilizar uma bazuca para matar uma formiga em alguns casos. Procure sempre profissionais ou empresas capacitadas para prestar o serviço, às vezes a melhor solução é muito mais simples e mais barata.

Como evitar estes e vários outros problema? Simplesmente fazendo um contrato de manutenção com uma empresa ou profissional capacitado e ou agendando manutenção periódica dos equipamentos, dando a sua empresa maior estabilidade, rendimento e aumentando a vida útil dos equipamentos.

Tópicos que um técnico confere em uma visita preventiva:

  • Verifica se os computadores possuem softwares maliciosos e remove quando existe.
  • Verifica fonte de alimentação, cooler do processador, contato de componentes à placa mãe.
  • Verifica sujeira interna e realiza limpeza periódica.
  • Verifica atualizações do sistema operacional, antivírus e outros softwares de utilização diária.
  • Verifica se há acesso a sites não autorizados pela empresa ou que possuam conteúdo malicioso e que possam gerar danos a empresa.

Outro detalhe importante é que fica mais barato a manutenção preventiva do que esperar o equipamento apresentar problemas graves para depois procurar ajuda profissional.

Pense nisso!

Deixe um comentário

*