3 dicas sobre marketing digital dentro de pequenas e médias empresas

Pense nas pessoas e não somente na tecnologia

Além das ferramentas de análise quantitativas (como todos parecem estar obcecados), é importante contar com pessoas que trabalhem em tarefas e processos que possam desenvolver planos de medição de audiência para cada uma das iniciativas de marketing de sua empresa de forma mais elaborada e qualitativa. Esse plano deve estar centrado nos resultados, deve incluir a participação dos diferentes interessados para entender o que importa para as pessoas que visitam sua página web. É comum que gerentes de marketing digital se interessem em indicadores como as visitas em uma campanha e esqueçam de analisar quais comportamentos se repetem e de compreender a fundo as necessidades do grupo de interesse/público-alvo.

Uma visita não é tudo

Nem tudo se baseia em números de visitas em seu site. Para que serve um internauta que entrou, leu uma frase e não deixou nenhum comentário (bom ou ruim) sobre o que encontrou? Talvez pior que um comentário negativo é o fato de um possível cliente não ter visto absolutamente nada que lhe interessasse. Ter material suficiente (ou relacionado) para criar maior interesse para que o internauta possa e queira voltar é essencial. Plataformas de análise como Google Analytics, MixPanel, Flurry e outros são muito potentes e permitem uma análise além do número de visitantes. Um gerente de marketing digital deve aprofundar-se nos dados para ver que padrões seguir.

Otimizar além das visitas

É preciso também apelar para as conversações. Para isso, um sistema que dê ferramentas a quem está analisando para saber como ocorre a interação através de múltiplas plataformas e canais é essencial. Assim é possível saber o que busca cada internauta em sua página. Não se perde nada em responder um comentário positivo ou negativo, já que isso pode gerar uma retroalimentação com quem veio até seu site.

Fonte: http://blog.bighouseweb.com.br/3-dicas-sobre-marketing-digital/