É possível e aconselhável utilizar a Gamificação em diversos segmentos de mercado, como forma de estimular a equipe de vendas para a obter uma performance cada vez melhor.
Na hora de pensar em engajar o seu time de vendas para gerar mais oportunidades, a motivação é o principal fator. Isso porque vendedor desmotivado não vende nada, estou certo?
Porém, como utilizar ferramentas, estratégias e metodologias no processo de vendas, a fim de conseguir os resultados esperados? Bem, esse texto vai falar de uma delas: A Gamificação.
A Gamificação (Gamification, em inglês) trata-se de uma metodologia que utiliza a lógica dos games como referência, para gerar mais engajamento, fortalecer equipes, resolver problemas e motivar o aprendizado entre pessoas.
Sabendo que todo mundo gosta de uma boa recompensa, essa metodologia pode ser aplicada nas organizações em diversas equipes. Para a equipe comercial ela ainda se torna mais forte, devido à característica natural do ambiente competitivo que existe entre esses profissionais.
Com certeza, você já deve ter visto ou participado, mesmo sem saber, de algum tipo de processo na sua empresa, no qual itens da gamificação foram adotados como práticas para estimular uma equipe de funcionários. Sejam eles diversos programas, competições ou outras ações que gerem algum tipo de recompensa.
Estratégias como feedbacks, controle do tempo e pontuações por metas alcançadas, por exemplo, fazem parte dos processos que visam melhorar a performance dos profissionais e torná-los mais produtivos. Esse processo, que já é comum na prática com os clientes, também pode ser utilizado como forma de melhorar os resultados de vendas nas organizações.
O primeiro fator que se deve ser levado em conta é a motivação. O relatório da Gartner, empresa de pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, aponta que 40% das empresas da Fortune 1000 utilizam a gamificação como estratégia para melhorar a performance de seus times.
Entretanto, um dos pontos que precisam ficar bem alinhados são as regras do jogo. Não faz sentido aplicar um processo como esse em sua equipe de vendas, se ele não tiver consistência e se ele não for escalável.
Por isso, é muito importante que a implementação de um processo de gamificação tenha determinados pontos que mostrem essa consistência.
Outro fator fundamental para implantar essa estratégia é a participação ativa da gestão. Os gestores funcionam como uma espécie de regulador nesse processo, onde acompanham as regras do jogo, além de orientar todas as equipes envolvidas.
Como disse antes, para o time de vendas, essa metodologia é uma excelente oportunidade de melhorar a performance e resultados, além de oferecer alguns benefícios. Confira os principais:
Para aumentar o faturamento e a produtividade da empresa é importante ter uma equipe de vendas bem treinada. A utilização de ferramentas da gamificação ajuda vendedores a tomarem mais iniciativas e a serem mais assertivos e preparados para trazer mais negócios para a empresa.
Por meio de ferramentas da gamificação, os objetivos da organização podem ficar mais claros e visíveis para todo o time. Isso ajuda a promover os valores e engajar clientes, gerando oportunidades mais concretas.
A estratégia de feedbacks constantes ajuda no reconhecimento dos times, o que influencia diretamente na motivação de todos vendedores.
Com maior transparência e conhecimento dos processos da empresa, o gerenciamento de times fica mais fácil e mais entrosado, além de ter condições de gerar resultados mais eficientes com menos esforço individual.
A metodologia oferece diversos elementos que ajudam no crescimento das equipes e no aumento de vendas. Os incentivos podem variar de diversas formas: financeiros ou não-financeiros. O que importa é ter um bom entendimento dos processos estabelecidos e a correta aplicação.
Mesmo que o ciclo de vendas da empresa seja mais longo, é possível aplicar a metodologia, como forma de estimular sua equipe.
O que deve ser levado em conta, nesse caso, é a atenção da equipe para fazer com que o processo flua de forma correta e que estimule a satisfação dos clientes e a escalabilidade do processo.
Dentre as aplicações mais comuns no processo de gamificação com o time de vendas, podemos destacar alguns tópicos:
Mais importante que utilizar a gamificação como forma de engajar a sua equipe de vendas é saber o objetivo principal dessa estratégia. É preciso saber por que está utilizando essa metodologia e o que esperar de resultados com ela. Isso fará toda diferença na hora de aplicá-la no seu time de vendas e buscar melhores resultados.