O WhatsApp Business, versão do popular mensageiro feita exclusivamente para empresas, foi lançada oficialmente hoje no Brasil.

O objetivo do aplicativo é ser uma versão mais completa para pequenas e médias empresas que utilizam o app para fazer negócios. Além de trazer os recursos básicos do mensageiro, o WhatsApp Business permite colocar mais informações no perfil de usuário e também criar respostas rápidas e automatizadas.

O Whatsapp Business permite criar um perfil para sua empresa onde você pode associar um número de celular ou até mesmo o telefone fixo da empresa. A validação pode ser feita através de um SMS ou uma ligação (que deve ser utilizada no caso de telefone fixo).

Ao criar um perfil para sua empresa no Whatsapp Business o app permite importar todas as conversas e informações que você já utilizava na versão popular do Whatsapp.

No perfil da empresa você pode definir o endereço da empresa, e os horários de atendimento por dia da semana. Utilizando este recurso você pode definir mensagens de ausência para que seu cliente não fique esperando uma resposta em horários não comerciais, como por exemplo: “Obrigado por entrar em contato! Não estamos disponíveis no momento, mas assim que possível retornamos sua mensagem.”.

Assim como outros apps voltados para negócios, o WhatsApp Business também possui estatísticas de uso, ferramenta útil para o dono do negócio analisar possibilidades de crescimento e melhorias.

Se você é empresário e quer testar a novidade, basta baixar o aplicativo de graça no Whatsapp Business Google Play. Ainda não há previsão de lançamento da versão para iOS (iPhone).