KPI – Key Performance Indicator

KPI

Você sabe o que estratégias de sucesso têm em comum? Todas elas acompanham constantemente como as ações estão performando. Uma forma de fazer isso é utilizando KPIs.

Por meio dos KPIs – os Indicadores-Chave de Desempenho – você consegue monitorar processos. E descobre o que está e o que não está funcionando na sua gestão

KPI é a sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho. Também conhecidos como KSI, Key Success Indicator, KPIs são nada mais, nada menos do que as métricas que você eleger como essenciais para avaliar um processo de sua gestão.

Tudo em marketing de conteúdo deve ter um objetivo, se não existe um objetivo bem definido não tem razão para fazer. Um objetivo precisa ser mensurável, traduzido em números (metas), caso contrário não é possível determinar se está tendo resultados positivos ou negativos.

Os objetivos mais comuns do Marketing de Conteúdo são:
– Gerar leads
– Aumentar o alcance da marca
– Diminuir custos
– Gerar autoridade
– Educar o mercado

Um dos grandes problemas do Marketing, principalmente digital, é que existe muita coisa pra ser medida, e um dos grandes pecados é querer medir tudo. Escolha um KPI e foque nele para traçar suas estratégias e alcançar seus objetivos.

Um KPI precisa ter as seguintes características:

  • Ser importante;
  • Ser simples de entender;
  • Ser facilmente mensurável;
  • Ser capaz de levar a ação positiva.

Você já sugeriu usar a quantidade de comentários ou curtidas no Facebook como um indicador. A partir de hoje vamos combinar uma coisa: não faça isso! Likes no Facebook não são bons KPIs principais.

Um KPI é aquele que mostra como o seu objetivo está trazendo mais negócios ou oportunidades de negócio para a sua empresa. Um like sozinho não é uma forma precisa de analisar isso.

A única forma de usar interações sociais como KPI’s é relacioná-las com outros fatores.

Por exemplo, quantos clientes que vieram do Facebook comentaram na sua publicação? Quantos curtiram? Essas correlações podem trazer dados interessantes, mas uma interação social sozinha não!

Foque no que realmente importa e no que está mais claro para ser mensurado e acompanhado.

Leia mais sobre métricas de vaidade no artigo “O que são métricas de vaidade?“.

Se quiser saber mais sobre quais métricas realmente importam, leia o artigo “Quais métricas realmente importam no Marketing Digital“.

 

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