SAC 3.0 é a evolução natural do conceito de SAC que vem atender um novo tipo de consumidor: o consumidor 3.0. Neste artigo, procurei esclarecer brevemente o que é SAC 3.0 e porque você pode estar atrasado ao não se ajustar a este conceito.

SAC 3.0
SAC 3.0

E se você pudesse entender a mente de cada um de seus consumidores?

E se você tivesse uma tecnologia tão poderosa que seus sistemas, máquinas e softwares fossem capazes de analisar o comportamento do consumidor, automatizando dramaticamente o atendimento prestado, com excelência?

De maneira direta, SAC 3.0 é o poder de usar a tecnologia para entender seus consumidores como indivíduos únicos e prestar-lhes o atendimento que cada um deles demanda, de maneira pessoal e automatizada.

Por que SAC 3.0?

Por que essa história de 1.0, 2.0, 3.0?

Definitivamente, você não precisa mais encarar o consumidor desta forma, nem utilizar esses termos em sua operação. Isso não vai fazer a diferença para quem mais interessa: o consumidor.

Mas se você puder compreender e aplicar tecnicamente este conceito, seu consumidor, definitivamente, terá uma experiência mais aprimorada e de acordo com o que espera.

O termo é técnico, mas os estudos que estão identificando o comportamento do consumidor são cada vez mais apurados.

É importante entender que a evolução do consumidor até o estágio 3.0 é o que impulsionou os diversos mercados a absorverem esses conceitos.

Como já expliquei por aqui, o consumidor virou o jogo e por ele que as empresas precisam começar a se mexer.

Se o SAC 2.0 começa a proporcionar uma experiência com maior pluralidade de canais e aumenta o fluxo de contato com o consumidor, o SAC 3.0 vem com o objetivo de conhecer a fundo cada consumidor de maneira única, e não somente mais um de um mesmo perfil.

O poder do SAC 3.0

E isto só é possível por conta da tecnologia. Analisar grandes quantidades de dados tem se tornado cada vez mais fácil com ferramentas modernas e poderosas. Para o SAC, isto se torna ainda mais crucial quando existe a possibilidade de analisar os históricos de atendimento de todos os canais.

Em posse dos históricos, traçar o perfil de cada cliente e entender as diferenças e semelhanças entre cada um pode ser de extrema importância para direcionar estratégias e aplicar táticas. Isso vai otimizar drasticamente não só seu serviço de atendimento ao cliente, mas toda a sua cadeia de negócios, reduzindo custos e gerando mais vendas.

Inteligência de mercado, assim, fácil, nas suas mãos, não seria possível sem o poder tecnológico do SAC 3.0.

Os Desafios de uma Cultura de SAC 3.0

Mas a implementação de um SAC 3.0 ainda é um desafio para a maioria das empresas. Alguns dados nos dão a dimensão disto:

  • 78% das empresas dizem que mensurar o impacto do serviço de atendimento ao cliente tomam uma grande parte de seu tempo; – Tuíte esta estatística!
  • 98% das empresas dizem não estar satisfeita com o uso que fazem dos dados de seus clientes. – Tuíte esta estatística

(Fonte: NewVoice)

Isso pode ser explicado por ser algo muito recente. Até pouco tempo, grandes quantidades de dados eram inconcebíveis e as ferramentas desenvolvidas previam a necessidade humana para sua análise. Hoje, é possível que a própria tecnologia cruze os dados para entregar análises poderosas e assertivas, eliminando o trabalho humano no processo, com muito mais precisão.

É questão de tempo até as empresas entenderem o poder do SAC 3.0. Suas aplicações no serviço de atendimento ao cliente são revolucionárias e podem, ironicamente, aproximar empresas e consumidores com a tecnologia como meio.

Fonte: https://blog.neoassist.com/o-que-e-sac-3-0/