Gamificação: é possível aumentar vendas com essa estratégia?

Gameficação

É possível e aconselhável utilizar a Gamificação em diversos segmentos de mercado, como forma de estimular a equipe de vendas para a obter uma performance cada vez melhor.

Na hora de pensar em engajar o seu time de vendas para gerar mais oportunidades, a motivação é o principal fator. Isso porque vendedor desmotivado não vende nada, estou certo?

Porém, como utilizar ferramentas, estratégias e metodologias no processo de vendas, a fim de conseguir os resultados esperados? Bem, esse texto vai falar de uma delas: A Gamificação.

Mas afinal, o que é Gamificação

A Gamificação (Gamification, em inglês) trata-se de uma metodologia que utiliza a lógica dos games como referência, para gerar mais engajamento, fortalecer equipes, resolver problemas e motivar o aprendizado entre pessoas.

Sabendo que todo mundo gosta de uma boa recompensa, essa metodologia pode ser aplicada nas organizações em diversas equipes. Para a equipe comercial ela ainda se torna mais forte, devido à característica natural do ambiente competitivo que existe entre esses profissionais.

Com certeza, você já deve ter visto ou participado, mesmo sem saber, de algum tipo de processo na sua empresa, no qual itens da gamificação foram adotados como práticas para estimular uma equipe de funcionários. Sejam eles diversos programas, competições ou outras ações que gerem algum tipo de recompensa.

Estratégias como feedbacks, controle do tempo e pontuações por metas alcançadas, por exemplo, fazem parte dos processos que visam melhorar a performance dos profissionais e torná-los mais produtivos. Esse processo, que já é comum na prática com os clientes, também pode ser utilizado como forma de melhorar os resultados de vendas nas organizações.

Como a Gamificação pode ajudar a vender mais

O primeiro fator que se deve ser levado em conta é a motivação. O relatório da Gartner, empresa de pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, aponta que 40% das empresas da Fortune 1000 utilizam a gamificação como estratégia para melhorar a performance de seus times.

Entretanto, um dos pontos que precisam ficar bem alinhados são as regras do jogo. Não faz sentido aplicar um processo como esse em sua equipe de vendas, se ele não tiver consistência e se ele não for escalável.

Por isso, é muito importante que a implementação de um processo de gamificação tenha determinados pontos que mostrem essa consistência.

Outro fator fundamental para implantar essa estratégia é a participação ativa da gestão. Os gestores funcionam como uma espécie de regulador nesse processo, onde acompanham as regras do jogo, além de orientar todas as equipes envolvidas.

Como disse antes, para o time de vendas, essa metodologia é uma excelente oportunidade de melhorar a performance e resultados, além de oferecer alguns benefícios. Confira os principais:

Melhora o aprendizado da equipe de vendas

Para aumentar o faturamento e a produtividade da empresa é importante ter uma equipe de vendas bem treinada. A utilização de ferramentas da gamificação ajuda vendedores a tomarem mais iniciativas e a serem mais assertivos e preparados para trazer mais negócios para a empresa.

Vendedores compreendem melhor o negócio da empresa

Por meio de ferramentas da gamificação, os objetivos da organização podem ficar mais claros e visíveis para todo o time. Isso ajuda a promover os valores e engajar clientes, gerando oportunidades mais concretas.

Engajamento do time de vendas

A estratégia de feedbacks constantes ajuda no reconhecimento dos times, o que influencia diretamente na motivação de todos vendedores.

Ajuda no gerenciamento da equipe

Com maior transparência e conhecimento dos processos da empresa, o gerenciamento de times fica mais fácil e mais entrosado, além de ter condições de gerar resultados mais eficientes com menos esforço individual.

Elementos da Gamificação para aplicar no time de vendas

A metodologia oferece diversos elementos que ajudam no crescimento das equipes e no aumento de vendas. Os incentivos podem variar de diversas formas: financeiros ou não-financeiros. O que importa é ter um bom entendimento dos processos estabelecidos e a correta aplicação.

Mesmo que o ciclo de vendas da empresa seja mais longo, é possível aplicar a metodologia, como forma de estimular sua equipe.

O que deve ser levado em conta, nesse caso, é a atenção da equipe para fazer com que o processo flua de forma correta e que estimule a satisfação dos clientes e a escalabilidade do processo.

Dentre as aplicações mais comuns no processo de gamificação com o time de vendas, podemos destacar alguns tópicos:

  • Programa de pontuação: Associar os benefícios ao esforço do time de vendas, utilizando programas de pontuação, é uma boa oportunidade de gerar engajamento já no ponto de partida. O esforço dedicado, primado com pontos é uma espécie de recompensa instantânea;
  • Colaboração entre as equipes: Utilizar essa metodologia como forma de estimular a colaboração pode ajudar a manter uma equipe sólida e consistente. Uma das características de uma equipe de sucesso é justamente esse suporte mútuo. Utilizar ferramentas e programas que ajudem a gerar essas características nos integrantes dos times é indispensável.
  • Reconhecimento por objetivos e metas alcançadas: O reconhecimento individual ou da equipe é uma das principais fontes de energia para o aumento da produtividade. Usar a gamificação para promover esse ponto e divulgar conquistas é uma maneira de estímulo, quando aplicada da forma correta. A ideia é que todos os envolvidos desejem alcançar os mesmos objetivos apresentados.
  • Feedbacks: é importante direcionar a equipe para ter um resultado mais assertivo. Os feedbacks ajudam no engajamento de todo time, mas são verdadeiros termômetros para fazer com que todos percebam se sintam motivados para alcançar os objetivos estabelecidos.
  • Premiações: Utilizar os resultados do ambiente da gamificação pode ajudar a definir políticas de recompensas, bonificação e premiação na empresa. Isso pode variar de cada organização, mas também de como ela percebe os anseios da equipe.

Mais importante que utilizar a gamificação como forma de engajar a sua equipe de vendas é saber o objetivo principal dessa estratégia. É preciso saber por que está utilizando essa metodologia e o que esperar de resultados com ela. Isso fará toda diferença na hora de aplicá-la no seu time de vendas e buscar melhores resultados.

Fonte: https://inteligencia.rockcontent.com/gamificacao/

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