O objetivo deste artigo é apresentar esta poderosa ferramenta de emulação de apps desenvolvidos com PhoneGap. Esta ferramenta esta inclusive no pacote de instalação do PhoneGap e se chama PhoneGap Developer App.

Esta ferramenta simula um servidor web hospedando a aplicação e permite executar o app através de um smartphone ou tablet  para testes em dispositivos reais.

devapp

Para testar essa ferramenta é necessário ter um app criado utilizando o PhoneGap, este processo foi explicado um outro artigo.

Abra o prompt de comando ou terminal do seu computador, acesse a pasta do seu app, conforme exemplo abaixo:

ScreenShot001

Após estar localizado dentro da pasta de seu app, será executado o comando para “startar” o serviço de hospedagem da aplicação como o comando:

phonegap serve

 

ScreenShot003

Será exibido um IP e uma porta que será utilizada para acessar o aplicativo através do smartphone ou tablet.

Para executar o app que está sendo desenvolvido em um smartphone ou tablet é necessário ter o PhoneGap Developer App instalado no dispositivo, abaixo seguem os links para instalação em cada plataforma:

applestore windowsstore googleplay

Ao executar o PhoneGap Developer App em seu smartphone será exibida uma tela solicitando um endereço IP e uma porta, informe os mesmos dados exibidas na tela de execução do serviço no prompt de comando.

IMPORTANTE: É necessário estar conectado na mesma rede, o computador onde está sendo desenvolvido a app e o dispositivo que está sendo testado.

ss32

O mais interessante dessa ferramenta é que você pode executar a mesma aplicação em vários dispositivos ao mesmo tempo e em várias plataformas. Ou seja, enquanto você está desenvolvendo uma nova funcionalidade você pode testar em vários dispositivos ao mesmo tempo, sem complicações.

Outro ponto positivo é que a execução a partir do momento que executamos o “phonegap serve” e conectamos ao dispositivo é em tempo real, toda alteração que fazemos no código fonte e salvamos automaticamente é executada em todos os dispositivos conectados e o teste fica facilitado.

É isso aí pessoal, espero que tenham gostado.

Até a próxima!